Clique na imagem acima e tenha acesso a um belíssimo documentos montado pelo governo da Bahia, com texto do historiador Ubiratan Castro de Araújo e inúmeros documentos originais anexados para análise.
Projeto duradouro das elites dominantes brasileiras, o apagamento dos conflitos sociais, das suas lideranças, dos seus desdobramentos, das suas reivindicações gera um vácuo de referências passadas que poderiam nos servir como fontes de inspiração para atitudes no tempo presente. Afinal, é como no poema de Alexandre Carlo:
"[A] Sabedoria do povo daqui
É o medo dos homens de lá
A consciência do povo daqui
É o medo dos homens de lá"
Felizmente, esta amnésia planejada já vem, há um tempo, sendo confrontada, justamente pelos descendentes deste povo de luta e que sem dúvida, neste trabalho de resgate ancestral, recuperam a própria memória como povo. Nunca fomos mansos, sempre fomos de luta.
No link abaixo encontramos um belo trabalho do historiador Ubiratan Castro de Araújo que nos mostra a Revolta através de documentos anexos, a Conjuração, a rebelião de pessoas escravizadas, pobres e abolicionistas, por aquilo que um sistema de governo monárquico e escravista lhes negava, no caso: a Liberdade!
Comentários