Brincando com os Mitos: A Caixa de Pandora

A CAIXA DE PANDORA
Entendemos hoje a palavra Mito como algo que denota uma farsa, mas esta nossa consideração contemporânea não coincide com a forma como no passado os antigos "gregos" lidavam com as suas histórias, muitas vezes embebidas em devoção religiosa.

Hesíodo, poeta grego do século 8 a.C., nos diz em sua obra Os Trabalhos e os Dias que o Titã Prometeu, criador dos homens, a partir do barro, quis dar lhes o fogo.

Zeus, muito mala, disse que o fogo era patrimônio das divindades do Olimpo e não deveria ser compartilhada com nenhuma criatura mortal.

Prometeu, caçador de treta e torcedor do timão, deu de ombros pra Zeus, entregou o fogo para as suas crias e rolou mó festa na favela. ^ ^

Quando Zeus foi assuntar sobre aquela bagunça, percebeu a afronta de Prometeu e deu-lhe uma severa punição, daquelas saídas dos manuais de tortura das divindades.

Prometeu foi condenado por Zeus a ter o seu fígado devorado todos os dias por uma águia, por toda a eternidade.

- Foi aí que o Kratos apareceu, professor? Não, nada de Kratos na mitologia dos gregos antigos e God of War só em abril de 2018 e pra aluno e aluna maior 18. ^ ^

Bão, não contente com toda aquela sanguinolência ao qual condenou Prometeu, Zeus decidiu ferrar as crias de Prometeu e ver o catchup dos humanos espirrar.

Para isto mandou aos homens via Sedex, Pandora, a primeira mulher. É nesta hora que os malandrinhos já começam a pensar: - Aí sim, festa, churras e garotas pra respeitar! ;)

Respeitar, sempre! ;)

Já que entrei na onda de falar sério os "gregos" eram uma civilização marcada culturalmente pelo machismo, pelo militarismo, pelo escravismo, etnocentrismo e inúmeras outras violências extremadas. Logo, não precisa nem ser o Stephen Hawking pra perceber que na percepção dos gregos antigos a mulher foi enviada por Zeus como uma espécie de castigo.

Só isto? Nada. Eu disse que Zeus queria ver o catchup dos humanos vazando. Bem, antes de enviar Pandora à Terra para junto dos humanos Zeus lhe disse:

- Chega mais aqui lindeza.

- Eu? - questionou Pandora.

- Cê mermo.

- Quié?

- Aqui ó!

- Aqui o que?

- A caixa.

- Hum. Bonita!

- É tua.

- Valeu.

- Leva... Leva, mas não abre.

Bem, acho que você notou, que Zeus trollou pela segunda vez na história.

Na primeira, disse a Prometeu: - Nada de fogo para os humanos!

Na segunda: - Toma aí a caixa, mas não abre.

É obvio que Pandora abriu a caixa. De dentro saíram todas as desgraças postas ali pelos deuses para assolar os humanos: a inveja, a guerra, a dor e as doenças. No fundo, mas bem lá no fundo da caixa, quase despercebida, a esperança.


Depois ativo um link aqui que direciona para uma versão sem os devaneios do professor.

Prometeu Acorrentado é obra dos pintores Pedro Pablo Rubens e Frans Snyders (1611-1612).

Comentários