Questionário - Brasil no Século XIX: Segundo Reinado

O questionário abaixo representa um exercício complementar em relação aquilo que o Livro de História lhe apresenta como problema. NÃO é obrigatória a sua resolução para que se tenha sucesso na avaliação, embora a prática do estudo para resolvê-los possa te ajudar a conquistar uma boa nota.

A iniciativa de se postar um Questionário sobre determinado assunto histórico se justifica, pois os livros didáticos de História ficam em débito com aquilo que é possível ser cobrado sobre determinado assunto.

As respostas podem ser obtidas através da leitura do livro, dos registros feitos em aula e de pesquisa em sítios confiáveis da internet.



Quando for resolver os problemas pratique e se habitue a iniciar as respostas com palavras encontradas nas perguntas. Exemplo: Por que a estudante precisa ler? R.: A estudante precisa ler para acumular mais conhecimento. Com isto você aumenta as possibilidade de acerto.

Abaixo segue, então, a relação de questões possíveis sobre o tema: I - Brasil no Século XIX: Segundo Reinado. Boa resolução. ^ o ^

Arte de Angelo Agostini publicada em 1882 na Revista Illustrada.



Questionário Segundo Reinado (1840-1889)

1. Reponda: A) Quais as classes que compunham a sociedade brasileira no século XIX?

2. O Brasil era um país profundamente desigual durante o Segundo Reinado. Quais os recursos utilizados pelo governo para preservar a ordem hierárquica e a desigualdade no Brasil?

3. Responda: A) Em quais partidos estavam organizadas as elites brasileiras no século XIX? B) Quais os interesses (projetos políticos) defendidos pelos grupos?

4. Responda: A) Qual o maior temor das elites agrárias e escravistas do século XIX? B) Qual evento ocorrido nas Américas estimularia ainda mais este temor? C) Quais eventos ocorridos no Brasil entre 1831 e 1840 levavam as elites agrárias a crer que a ordem hierárquica da sociedade brasileira estava ameaçada?

5. Explique: A) Por que regressistas e progressistas, grupos formados pela elite e que entre 1831 e 1840 estiveram sempre em conflito, se uniram em torno de um projeto para antecipar a maioridade de D. Pedro? B) Qual evento tais elites pretendiam evitar no Brasil?

6. Responda: A) Quais as concessões feitas por D. Pedro II em troca de apoio político para governar? B) Qual a classe social que sustentou o seu governo? C) Levando em consideração as respostas dadas, quais os setores sociais que formavam o governo imperial no Brasil durante o Segundo Reinado?

7. Explique: A) Quais as estratégias usadas por D. Pedro II para preservar o território do Brasil unido?

CAFÉ
8. Por que no século XIX o eixo econômico do Brasil mudaria da região Nordeste para a região Sudeste?

9. Explique: A) Como o café foi trazido para o Brasil? B) Quais as condições que favoreceram o cultivo de Café na região Sudeste? C) Qual a primeira área de cultivo do café no século XIX e qual o regime de mão de obra utilizado? D) Qual a área do Estado de São Paulo para onde o cultivo do café se expandiu e qual o regime de mão de obra utilizado?

10. Qual o impacto ambiental da lavoura do café no Brasil?

11. Qual relação é possível descrever: A) Entre a lavoura de café e a construção de ferrovias; B) Entre a lavoura de café e a industrialização de São Paulo no século XX.

ESCRAVIDÃO E IMIGRAÇÃO
12. De qual forma a preservação da escravidão no Brasil criava condições favoráveis ao exercício do poder político de D. Pedro II?

13. Responda: A) Quais os interesses do governo inglês ao pressionar o governo imperial brasileiro para que fosse posto fim na escravidão? B) Quais leis inglesas demonstravam o interesse pela abolição no século XIX?

14. Responda: A) Qual o interesse defendido pelos abolicionistas? B) Quais as ações políticas desenvolvidas pelos mesmos? C) Qual a importância das suas ações políticas para a abolição da escravidão em 13 de maio de 1888? D) Quais os nomes que acabaram se destacando na luta pela abolição?

15. Qual relação é possível estabelecer: A) Entre a abolição gradativa dos escravos e o incentivo do governo imperial à imigração?

16. Explique: A) O que era a política de Eugenia? B) Por que constava como intenção do governo imperial brasileiro e das elites agrárias e escravistas branquearem a população brasileira?

17. Qual situação surgida após a Guerra do Paraguai favoreceria a causa abolicionista e republicana?

18. Quais leis nos demonstram que a escravidão foi sendo tratada pelo governo imperial brasileiro de forma gradativa?

18. Em relação à imigração explique: A) Quais as características do regime de parceria? B) Quais as características do Sistema de Colonato? C) O que foi a imigração subvencionada?

19. Os imigrantes foram submetidos comumente a quais condições de trabalho no campo?

20. Sobre a imigração responda: A) Para qual atividade os imigrantes eram predominantemente alocados? B) De quais países vieram os maiores grupos de imigrantes? C) Quais eventos ocorridos na Europa favoreceram a imigração? D) Quais as condições encontradas na viagem até o Brasil?

21. Quais os motivos alegados, para que, partes dos imigrantes desembarcados em Santos e levados até a Hospedaria de Imigrantes fossem mantidos na cidade de São Paulo?

GUERRA DO PARAGUAI (1864-1870)
22. Sobre a Guerra do Paraguai (1864-1870) responda: A) Qual o motivo do conflito? B) Qual grupo social era predominante no Exército Brasileiro? C) Quais alianças se formaram? D) Qual o nível de envolvimento dos ingleses no conflito? E) Quais as consequências da Guerra observadas no Paraguai? F) Quais as consequências da Guerra observadas no Brasil?

MOVIMENTO REPUBLICANO
23. Por qual objetivo a elite agrária do Oeste Paulista fundaria o Partido Republicano Paulista no ano de 1873?

24. Responda: A) Quais ações do movimento republicano foram determinantes para o desgaste e o fim da Monarquia no Brasil? B) Cite alguns personagens que se destacaram na luta republicana no Brasil.

QUERELA RELIGIOSA
25. Por que o conflito contra o papa Pio IX é apontado como um elemento responsável pela queda de D. Pedro II no Brasil?

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
26. Responda: A) Quais as forças sociais responsáveis pela derrubada da Monarquia no Brasil em 15 de novembro de 1889? B) Qual a força social que passa a controlar o novo regime de governo, no caso, a República, no Brasil?

Comentários