O questionário abaixo representa um exercício complementar em relação
aquilo que o Livro de História lhe apresenta como problema. NÃO é
obrigatória a sua resolução para que se tenha sucesso na avaliação,
embora a prática do estudo para resolvê-los possa te ajudar a conquistar
uma boa nota.
A iniciativa de se postar um
Questionário sobre determinado assunto histórico se justifica, pois os
livros didáticos de História ficam em débito com aquilo que é possível
ser cobrado sobre determinado assunto.
As respostas
podem ser obtidas através da leitura do livro, dos registros feitos em
aula e de pesquisa em sítios confiáveis da internet.
Quando
for resolver os problemas pratique e se habitue a iniciar as respostas
com palavras encontradas nas perguntas. Exemplo: Por que a estudante precisa ler? R.: A estudante precisa ler para acumular mais conhecimento. Com isto você aumenta as possibilidade de acerto.
Abaixo
segue, então, a relação de questões possíveis sobre o tema: I) Roma Antiga . Boa resolução. ^ o ^
Tibério e Caio Graco
Questionário sobre Roma Antiga
1) Quais os primeiros povos a chegarem na península itálica na Antiguidade?
2) Quais as 3 periodizações tradicionais da História de Roma Antiga?
3) Como os Romanos da Antiguidade narravam a sua origem?
4) O que é reforçado pelos Romanos quando destacavam serem herdeiros do herói Enéias?
5) O que é reforçado pelos Romanos quando destacavam serem herdeiros do Deus da Guerra?
6) Monte um quadro comparativo dos períodos Monárquico, Republicano e Imperial da história de Roma Antiga falando da: a) da composição social, b) da estrutura do Estado; e c) da Economia de Roma Antiga;
MONARQUIA
|
REPÚBLICA
|
IMPÉRIO
|
|
Classes
Sociais e suas Funções
|
|||
Estrutura
do Estado
|
|||
Atividades
Econômicas
|
7) Explique o que foram: A) Quais as nações que se enfrentaram nas Guerras Púnicas (246 a.C. à 146 a.C.); B) O que estava sendo disputado?; C) Quem sai vitorioso?; D) Quais as consequências que podem ser observadas para a nação vitoriosa?
8) Quais as conseqüências econômicas, sociais e políticas das guerras de conquista na história de Roma Antiga?
9) Explique a origem do poder dos patrícios?
10) Sobre as lutas entre plebeus e patrícios explique: A) quais foram os motivos? B) Qual a tática usada pelos plebeus? C) Quais as conquistas plebéias?
11) Explique: A) Quem foram os irmãos Graco (séc. II a. C.)? B) Quais as suas propostas de reforma? C) Como os patrícios receberam as reformas?
12) Quais os elementos que possibilitaram a ascensão dos militares no final do período republicano?
13) Explique: A) O que foi o 1º Triunvirato; B) O que foi o 2º Triunvirato? C) Por que os mesmos podem ser classificados como processos que contestaram o poder dos patrícios?
14) Elabore um pequeno texto sobre o governo de Otávio Augusto relacionando: A) o poder acumulado pelo imperador; B) as reformas que implantou; C) a Pax Romana.
15) Por que o cristianismo foi inicialmente perseguido pelo Império Romano?
16) Por que Diocleciano dividiu a administração do Império no período em que governou Roma?
17) Qual a importância dos imperadores Constantino e Teodósio para a edificação do cristianismo no Império Romano?
18) Relacione a crise econômica do Império Romano: A) A crise militar; B) As invasões dos povos germânicos.
19) O que foi a “barbarização” do exército romano e como os mesmos aceleraram o fim do Império Romano?
20) Qual relação podemos estabelecer entre a decadência do poder imperial e a ascensão do cristianimo?
21) Quem foi Odoacro, rei dos hérulos, e qual o seu papel no final do Império Romano?
22) Aponte todos os fatores que levaram o Império Romano do Ocidente ao fim.
Comentários