Primeira República no Brasil (1889 – 1930)
A - Questões Conceituais Fundamentais.
1) Qual o conceito de Estado trabalhado em sala de aula?
2) Quais as características de um Estado Monárquico?
3) Quais as características de um Estado Republicano?
4) Explique quais as características de um regime de mão de obra escrava.
5) Explique quais as características de um regime de mão de obra assalariada.
6) Explique qual o significado conceitual de identidade?
7) Explique o significado do conceito de economia.
B - São 6 os principais motivos que devem ser entendidos para que se compreenda o fim do Segundo Reinado e a Proclamação da República no Brasil. Todos estes motivos são importantes, pois apontam para o desgaste do poder político de Dom Pedro II e a perda de apoio político de importantes setores da sociedade brasileira.
8) Aponte as características dos conflitos que ocorreram no século XIX, agravados a partir de 1808 com a vinda da Família Real Portuguesa, entre as elites provinciais “brasileiras” e o Governo Central.
9) Por que a elite cafeeira do Oeste Paulista acabou se tornando um setor contestador do regime monárquico na segunda metade do século XIX?
10) Por que o Exército brasileiro é considerado um setor contestador do regime monárquico no Brasil do século XIX, após a Guerra do Paraguai (1864 – 1870)?
11) Explique por que a abolição da escravidão no Brasil deu-se de forma gradativa e quando abolida em definitivo em 1888, o evento precipitou em 1889 a Proclamação da República.
12) Relacione o tema da Questão Religiosa, conflito entre D. Pedro II e o Papa Pio IX, com a perda de apoio político no Brasil do século XIX.
13) Qual o papel do movimento republicano como setor contestador do regime monárquico de D. Pedro II?
C - As questões a seguir tratam da construção de uma Identidade Nacional para o Brasil após a Proclamação da República em 15 de novembro de 1889. O primeiro projeto de identidade foi construído pela elite econômica e política do Brasil, um dos mais poderosos grupos a frente da Proclamação da República.
14) Explique o que é Eugenia.
15) Por quais motivos a elite brasileira, que controlava o Estado Republicano, criou um projeto de identidade onde pretendia branquear a população?
16) Explique as características das políticas públicas orientados para as camadas mais pobres da sociedade brasileira dentro da Primeira República (1889 – 1930).
17) Explique o que foi o Coronelismo.
18) Qual a ligação do Coronelismo com a fundação das Guardas Nacionais em 1831?
19) Aponte: 1) as características do Convenio de Taubaté; 2) e como tal medida adotada pelas elites agrárias que controlavam o Estado Republicano Brasileiro, era uma forma de se socializarem os prejuízos para se particularizarem os lucros.
D - As questões abaixo estão relacionadas com o tópico anterior. Em resumo, são indícios que nos demonstram a reação popular frente ao Estado da Primeira República chefiado pelas elites agrárias do Brasil.
20) De forma geral explique quais eram os principais motivos de insatisfação popular no campo e nos centro urbanos?
21) O que foi a Guerra de Canudos?
22) O que foi a Guerra do Contestado?
23) O que foi a Revolta da Vacina?
24) O que foi a Revolta da Chibata e quais as suas principais reivindicações?
25) O que foi a Revolta 13 do Forte de Copacabana e quais as suas principais reivindicações?
26) O que foi a Coluna Prestes – Miguel Costa e quais as suas principais reivindicações?
27) Explique o que foi o Cangaço?
28) Fale sobre o movimento operário dentro do período da Primeira República.
28) Fale sobre o movimento operário dentro do período da Primeira República.
E - A questão a seguir trata do segundo Projeto de Identidade construído para o Brasil, obra dos “Modernos de 1922” que através de inúmeras vertentes artísticas pensaram uma identidade que viesse a substituir àquela criada pela elite agrária e racista, baseada em idéias eugênicas.
28) Quais os principais elementos criados pelos Modernos de 1922 e que fundam uma nova identidade para o Brasil?
*Todas as questões acima foram criadas tendo em vista alguns dos temas mais fundamentais dentro do período da Primeira República no Brasil (1889 - 1930)
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