Somos aquilo que comemos! | Projeto da Feira Cultural do ano de 2014

Projeto: A alimentação com transgênicos - Se somos aquilo que comemos, o que somos então?

Descrição
Objetivo:
Fazer com que os alunos e alunas façam uma reflexão sobre a ingestão de alimentos geneticamente modificados e o impacto do consumo dos mesmos na saúde, no meio ambiente e na ocupação do espaço rural.

Por sua vez, é ponto de chegada do trabalho proporcionar outra etapa de reflexão, no caso, sobre uma possível saída aos problemas ocasionados pelos OGM’s reorientando o foco para a cultura de alimentos orgânicos e a agricultura familiar.

Recursos:
Há previamente planejado a construção de Cartazes informativos para o público visitante. No entanto, como orientador dos anseios dos educandos existe a possibilidade, como já foi acenada pelos mesmos, do uso de mídias tecnológicas.

Estratégias:
Aulas expositivas, encaminhamento de Questionários, apresentação de documentários e orientação específica dos grupos.

O cronograma de desenvolvimento do trabalho possui a seguinte estrutura:
- Sondagem sobre as informações que os educandos possuem acerca do tema;
- Encaminhamento de Pesquisa em Revistas, Jornais e Internet;
- Apresentação dos resultados da pesquisa;
- Discussão e Reflexão coletiva sobre o tema;
- Apresentação de seminário;
- Planejamento do Espaço Expositivo;
- Execução e Montagem;
- Desmontagem.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Grupos e frentes de Pesquisa
Frente 1 (A) | Revolução Agrícola: a importância da agricultura na história humana.
Integrantes:
---- 8º B - Larissa, Anna, Maria Luiza, Beatriz, Daniel e Júlia.

Frente 2 (B) | O que são alimentos Geneticamente Modificados? /// Quais as consequências de se consumir alimentos geneticamente modificados? /// Qual a relação entre o uso de pesticidas e o aumento do índice de câncer no Brasil?
Integrantes:
---- 8º B - Giovanna, Grazi, Juliana, Letícia, Vinícius Datto.
---- 8º A - Catarina, Mariana Porto, Maria Regina, Lívia, Júlia Leão, Marcella, Bianca.

Frente 3 (C) | O monopólio das sementes e o controle da produção.
Integrantes:
---- 8º B - Thiago, Guilherme, Abdo e Rafael.
---- 8º A - Bruno Laert, Gustavo, Gabriel Miloch, Adilson, Thiago Lacerda, Vinícius Zolezi.

Frente 4 (D) | Monocultura e Latifúndio ao longo da História do Brasil. /// Concentração Fundiária e concentração de renda.
Integrantes:
---- 8º B - Gabriel Chilio, Gabriel Santos, João Paulielo, Pedro Cruz, Lucas Brandão.
---- 8º A - Valéria, Caroline Miwa, Raquel, Anna Carolina, Beatriz.

Frente 5 (E) | O impacto ambiental: o desgaste do solo e a poluição do ar e das águas com agrotóxicos.
Integrantes:
---- 8º A - Julia Clemente, Maria Fernanda, Izabelle, Rodrigo, Vitor, Reinaldo.

Frente 6 (F) | Agricultura Familiar e Agricultura Orgânica: Uma possível saída para produtores e consumidores. /// O método da Agrofloresta para produção agrícola. /// O uso de sementes crioulas como saída ao transgênico. /// O conceito de agroecologia e uma possibilidade de saída.
Integrantes:
---- 8º B - Giullia, Amanda, Maria Eduarda, Matheus e Marco Aurélio.
---- 8º A - Gabriel Gonzalez, Guilherme Rossini, Thiago Padilha, Giovani Dona, Gabrielle, Maurício.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aprofundamento e Pesquisa
Seguem alguns documentos básicos para aprofundamento dos estudos sobre a alimentação com transgênicos.

Vídeos para instrução.
A) Sobre a técnica da formação do DNA Recombinante.


B) Documentário baseado no livro O Mundo Segundo a Monsanto baseado no livro da jornalista Marie-Monique Robin.



C) Documentário do diretor brasileiro Silvio Tendler O Veneno está na Mesa II
.
.
Textos para instrução
C) Reportagem Sementes do Poder, publicada originalmente na revista Carta Capital em 20 de março de 2008.
Link para acesso: http://reporterbrasil.org.br/2008/03/sementes-do-poder/

D) Variados sobre artigos relativos à OGM's e Transgênicos do site Repórter Brasil.
Link para acesso: http://reporterbrasil.org.br/transgenicos/

E) Abaixo assinado de cientistas contra os Alimentos Transgênicos do site Caros Amigos.
http://www.carosamigos.com.br/index.php/economia-2/4202-cientistas-pedem-fim-dos-transgenicos-em-todo-o-mundo#comment-2826

F) Monopólio das sementes transgênicas por somente 6 grandes corporações.
http://reporterbrasil.org.br/transgenicos/grupo-de-seis-empresas-controla-mercado-global-de-transgenicos/

G) Reportagem Publicada na Revista Carta Capital em maio de 2008.




H) Mapa de Feiras para consumo de alimentos orgânicos.
Link para acesso: http://www.idec.org.br/feirasorganicas

I) Matéria sobre o uso de agrotóxicos e o câncer de mama
Link: http://cancerbioestat.blogspot.com.br/2010/12/cancer-e-os-agrotoxicos.html

Comentários