Dôssie 2º Guerra Mundial: Documentos

Propaganda de Guerra

Breves considerações
Seguem abaixo alguns documentos estadunidenses para análise. Foram todos produzidos dentro do contexto histórico da Segunda Guerra Mundial. Cada qual possui particularidades que merecem ser analisadas. Em suma, todos cumprem bem o papel da propaganda de guerra e podemos considerar que tinha como alvo prioritário atingir um público infantil, embora o seu alcance estenda-se para além deste.

Vale atenção especial à animação The Blitz Wolf (MGM | 1942) e Popeye the Sailor (1943) e a forma como o cotidiano da guerra, um evento de consequências drásticas, é amenizado pelo recurso do humor. Chega a ser vexatório imaginar tal conteúdo sendo encaminhado prioritariamente para um público infantil, dado que, a guerra aparece como brincadeira. Condição apropriada para atingir o público que se pretende, sem que o mesmo saia chocado. Deste modo, por exemplo, as bombas que destroçam vidas em The Blitz Wolf, sem discriminar condição de qualquer natureza, ganham utilidades variadas que pretendem obscurecer com o riso aquilo que realmente elas produzem.

Do mesmo modo, o marinheiro Popeye entrou de "sola" na guerra do Pacífico. Vale destacar que a forma profundamente preconceituosa como são retratados os "japoneses" na animação, sem dúvida estimulou uma perseguição dos mesmos na "terra da liberdade e da democracia", dado que, figuram como "boicotadores" não dignos de confiança.

Por fim, a violência acaba sendo justificada pela ações dos próprios rivais. Aliás, este é um comum que todas as animações abaixo partilham.

Autoria do texto: Professor Alek Sander de Carvalho
Permitida a reprodução desde que não usada comercialmente e citada a fonte.

-----------------------------------------------------------------------------------

Donald Duck - "Der Fuehrer's Face" (1943)



-----------------------------------------------------------------------------------

Education for Death (1943)
Lançado em 15 de janeiro de 1943 pela RKO Pictures nos cinemas estadunidenses. Foi dirigido pelo ítalo-americano Clyde Geronimi e é baseado no livro Education for Death: The Making of the Nazi (Educação para a morte: a construção dos nazistas) de Gregor Ziemer. (Fonte Wikipedia)



-----------------------------------------------------------------------------------

The Blitz Wolf (1942)
Produzido pelos estúdios MGM, com a direção de Tex Avery.



-----------------------------------------------------------------------------------
 
  Popeye the Sailor - Seein' Red, White n' Blue (1943)


Comentários

Fernanda Salvatore disse…
Oi Alek! Como eu falei hoje na aula, procurei o Blitz Wolf, e achei!Mas, está sem legenda. O link é esse:
http://www.youtube.com/watch?v=y8DE_yjkjcM



Beijos, Fernanda.