Estudo de Meio: Exposição do mural "Guerra e Paz" de Cândido Portinari (20 de março de 2012)

Estudo de Meio
Local: Memorial da América Latina - Exposição Guerra e Paz.
Data: 20 03 2012
Turmas: 8º, 9º anos e 1º, 2º e 3º Médio.
Professores: Alek ("euzin"), Diego, Prêo e Vilma (coordenadora)


Da esquerda para a direita: - Em pé: Bruno, Profº Diego, Isabela, João, Fernanda, Amanda, Vitória, Ellen, Alek (sou eu!), coord. Vilma; - Sentados ou deitados: Guilherme, Leonardo e Bárbara.

No dia 20 de março de 2012 fizemos uma visita ao Memorial da América Latina com o Colégio Paulista. Com isso tivemos a oportunidade de entrarmos em contato com uma obra de arte ímpar de um dos maiores gênios da pintura mundial, no caso, Cândido Portinari.

Dada a excepcionalidade da exposição, nós do corpo docente e a coordenadora, achamos por bem estendermos a visita para o ensino fundamental II e médio. Sem dúvida um prato cheio para este professor e historiador que vos fala.

Não de outro modo, fiz uma breve introdução sobre a edificação do Memorial da América Latina e Oscar Niemeyer. No Salão dos Atos (prédio que faz parte do complexo edificado do Memorial da América Latina) vimos, não só o excepcional mural "Guerra e Paz", como também um ótimo vídeo, que direcionava o olhar dos observadores, a detalhes trabalhados por Portinari em sua obra.

Por sua vez, na Galeria (outra edificação que integra o complexo do Memorial) tivemos a oportunidade de observar as etapas de produção do mural "Guerra e Paz" da obra finalizada que tínhamos acabado de observar no Salão dos Atos. Vimos literalmente as "idéias" de Portinari ganhando forma. O esboço sendo transformado e ganhando cada vez mais, com o passar do tempo, traços nítidos.

Um prato cheio do qual nos deliciamos, dada a oportunidade que tive de discutir e construir o processo de criação de uma obra artística, correntes artísticas e estilo, a geração dos modernos, entre outros.

Comentários