Organização do sítio

Quem sou?
O sítio Apreender História é um espaço criado e mantido por mim, professor de História graduado pela Universidade de São Paulo desde dezembro de 2008.

Bem, antes da data da minha formação, eu já experimentava o ofício de educador. A minha primeira vivência de ensino e aprendizagem foi no Colégio Vera Cruz, trabalhando como voluntário em um projeto do mesmo para educação de jovens e adultos.

Desde então e após conquistar o meu diploma ingressei no sistema público de educação do Estado de São Paulo, sistema do qual não faço mais parte em conta da humilhante situação que o governo impõe aos seus profissionais. Só pude respirar em uma escola onde os diretores e coordenadores, nadando contra a maré, com muito esforço e relação com a comunidade acabaram criando em 2009 um ambiente propício para o ensino e a aprendizagem. Maria Montessori, alunos, alunas e amigos(as), sinto saudades!

Mas nem sempre se caminha descalço sobre solo rochoso. Dentro do meu processo de construção como educador há outras boas histórias para se contar, certamente, resultantes da minha experiência de mais de 2 anos com a empresa que presta serviços na área de educação, chamada "Pé na Estrada" e do Colégio Paulista, a escola que trabalho no presente e tanto gosto.

O objetivo do sítio
O objetivo deste sítio reflete um aspecto que marca a minha conduta como educador no dia à dia.

De tal forma, a linguagem que uso busca, antes de qualquer coisa, aproximar-se do leitor sem a pretensão de adestrar o pensamento dos mesmos, mas sim despertar a curiosidade e a procura por outros produtos culturais que comunicam a reflexão histórica.

Aqui, portanto, como leitor das mais variadas linguagens, você será convidado a pensar os conteúdos propostos.

Não serão raras as vezes em que não encontrará respostas, mas sim a dúvida necessária para por o pensar em movimento.

A organização do sítio