Currículo




ALEK SANDER DE CARVALHO
29 anos.
São Paulo - SP
Contato: Basta se cadastrar como seguidor e enviar um email pelo meu perfil. 

Objetivo
Professor de História.

Perfil
   Ciente do meu papel como educador de história guardo como objetivo contribuir para a construção do pensamento dos educandos de modo a dar-lhes o suporte crítico necessário, para que, em relação de arbítrio com o capital cultural apresentado, os mesmos possam formular hipóteses sobre o cotidiano vivenciado sem a tutela de outrem, ao contrário, com autonomia.

   Com tal princípio consolidado, é muito fácil adequar o meu planejamento ao projeto pedagógico e a equipe escolar, o que em muito facilita a aplicação de projetos interdisciplinares, tal como, a elaboração de saídas para estudo de meio.

   Por sua vez, nas situações de ensino e aprendizagem, alimento o hábito de usar com freqüência recursos auxiliares de variada natureza, com o intuito de não só facilitar a apropriação dos conceitos construídos, mas, também, de proporcionar através dos mesmos  uma reflexão sobre como as variadas formas de linguagem constituem privilegiadas fontes de análise crítica histórico-cultural. Deste modo, a utilização de recursos, como, vídeos, músicas, obras de artes plásticas e recursos informáticos são rotineiros.

Formação Acadêmica
Formado com Licenciatura plena pelo curso de História na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – FFLCH/USP em 12/2008.

Experiência Profissional
- Professor de História.
   Cargo: Professor de História.
   Observação: Atualmente leciono no Colégio Paulista (período matutino) desde 08/2009.
   Link: http://www.colegiopaulistavf.com.br/index.php

- Professor de História
  Cargo: Professor de História.
  Observação: Atualmente leciono no Colégio Paulista (período matutino) desde 10/2012
  Link: http://www.colegioheitorgarcia.com.br/

- Orientador educacional desde 2008 pela empresa “Pé na Estrada”, prestadora de serviços na área de educação monitorada.
   Atribuições: Eventuais saídas educativas realizadas com colégios, cuja ênfase é historicizar o cotidiano dos educandos, ao mesmo tempo em que se evidencia que o espaço é resultado do mesmo processo.

- Estágio de 2 anos na Biblioteca do Memorial da América Latina Victor Civita de jan/2006 à dez/2007.
  Cargo: Estagiário.
  Atribuições: Organização de arquivos, acervos e hemeroteca; Tombamento; Auxílio na elaboração da programação da videoteca; Responsável pelo setor de empréstimos; Recepção, atendimento e monitoria para usuários; Eventualmente arte-educador.

- Catalogação digital de arquivo tombado, auxiliar na elaboração do Banco de Dados para consulta pública e Pesquisador no Instituto Gianni Ratto 08/2009 à 11/2009.
   Link: http://gianniratto.org.br/Patrocinio.aspx

Cursos Realizados
   a) Museologia Histórica (DH-USP); b) Etnografia e Cultura Material (MAE-USP); c) História Social da Arte (DH-USP); d) Wizard: Inglês – Intermediate; e) Escola França: Digitação e Informática.

Trabalho Voluntário
- Trabalho Voluntário em EJA no Colégio Vera Cruz– de fev/2007-03-21 à jul/2007
   Cargo: Professor
   Atribuições: Desenvolvimento teórico de Aulas e exposição prática.   Link: http://www.veracruz.edu.br/homev3res/