Mostra Cultural 2017 - Diversidade Cultural: Nações Indígenas Africanas e Sul-americanas

Olá queridíssimos alunos e alunas.

Segue abaixo, como prometido, os links para aprofundamento. Há em cada um dos dois grupos excelentes pesquisas. É uma obrigação de cada aluno ou aluna que compartilhe tais pesquisas com os demais. Bom estudo, havendo dúvida, nos contactamos nas aulas.

Analisem com rigor crítico todos os documentos abaixo. Jamais levem ao pé da letra aquilo que está escrito ou lhe é informado por vídeo. Se aprofundem na pesquisa para construírem um grande conhecimento. ;)

Objetivo do trabalho executado na Mostra Cultural de 2017

1) Destacar uma pequena fração da extensa diversidade de culturas que encontramos em nosso planeta, dando ênfase, evidentemente nesta análise, às matrizes fundamentais da cultura brasileira. Não por acaso a nações as quais se deu destaque foram a Kaiapó, a Karajá, a Himba e, por fim a Iorubá.

2) Valorizar a riqueza das culturas estudadas, destacando as suas vivências e experiências históricas, tal como, suas estratégias de sobrevivência e transmissão do conhecimento, com claro objetivo de confrontar os preconceitos presentes nas análises etnocêntricas tão comuns em nosso mundo contemporâneo.

3) Desqualificar, portanto, os conceitos generalizantes e preconceituosos de que as nações estudadas são selvagens, primitivas, atrasadas, sem cultura, sem religião, entre outros adjetivos negativos, é objetivo fundamental do nosso trabalho.


------------------------------------------------------------------
NAÇÃO KAIAPÓ





- Artesanato

- Documentos
[Não] há relação direta entre as palavras índio e indígena. (...) mesmo os dicionários têm alguma dificuldade em definir... o que seria o termo índio. Quando muito, dizem que é como foram chamados os primeiros habitantes do Brasil. Isso, no entanto, não é uma definição, é um apelido, e apelido é o que se dá para quem parece ser diferente de nós ou ter alguma deficiência que achamos que não temos. Por este caminho veremos que não há conceitos relativos ao termo índio, apenas preconceito: selvagem, atrasados, preguiçoso, canibal... são alguns deles. E foram estas visões foram equivocadas que chegaram aos nossos dias com a força da palavra.

Por outro lado o termo indígena significa ‘aquele que pertence ao lugar’, ‘originário’, ‘original do lugar’. Se pode notar, assim, que é muito mais interessante reportar-se a alguém que vem de um povo ancestral pelo termo indígena que índio.
MUNDURUKU, Daniel. Usando a palavra certa para doutor não reclamar. 2014.

- Arte de Pintura Corporal Kayapó
 

  
 


------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------
NAÇÃO HIMBA
Sugestão de trabalho fotográfico: Sebastião Salgado



https://www.youtube.com/watch?v=RSFAVJk7WDY

https://www.youtube.com/watch?v=fGUFwFYx46s

http://emalgumlugardomundo.com.br/tribo-himba-curiosidades-da-namibia/

http://www.afreaka.com.br/vermelho-himba/

------------------------------------------------------------------
NAÇÃO IORUBÁ

Acesse os links abaixo para aprofundar nos estudos!

Sobre a diversidade no continente africano:
http://apreenderhistoria.blogspot.com.br/2016/04/nacao-bodi-etiopia.html#more

Sobre a religiosidade do povo Iorubá:
http://apreenderhistoria.blogspot.com.br/2016/02/introducao-pre-historia-versoes.html#more

http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa2536/pierre-verger


Sugestão de trabalho fotográfico: Pierre Verger
XANGÔ - Ifanhin (Benin). In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra20341/xango-ifanhin-benin>. Acesso em: 18 de Out. 2017. Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7



Localização atual da cultura Iorubá no continente africano


Comentários