quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Questionário 6º ano - Roma Antiga

O questionário abaixo representa um exercício complementar em relação aquilo que o Livro de História lhe apresenta como problema. NÃO é obrigatória a sua resolução para que se tenha sucesso na avaliação, embora a prática do estudo para resolvê-los possa te ajudar a conquistar uma boa nota.

A iniciativa de se postar um Questionário sobre determinado assunto histórico se justifica, pois os livros didáticos de História ficam em débito com aquilo que é possível ser cobrado sobre determinado assunto.

As respostas podem ser obtidas através da leitura do livro, dos registros feitos em aula e de pesquisa em sítios confiáveis da internet.

Quando for resolver os problemas pratique e se habitue a iniciar as respostas com palavras encontradas nas perguntas. Exemplo: Por que a estudante precisa ler? R.: A estudante precisa ler para acumular mais conhecimento. Com isto você aumenta as possibilidade de acerto. 


Abaixo segue, então, a relação de questões possíveis sobre o tema: I) Roma Antiga . Boa resolução. ^ o ^


Tibério e Caio Graco

Questionário sobre Roma Antiga

1) Quais os primeiros povos a chegarem na península itálica na Antiguidade?

2) Quais as 3 periodizações tradicionais da História de Roma Antiga?

3) Como os Romanos da Antiguidade narravam a sua origem?

4) O que é reforçado pelos Romanos quando destacavam serem herdeiros do herói Enéias?

5) O que é reforçado pelos Romanos quando destacavam serem herdeiros do Deus da Guerra?

6) Monte um quadro comparativo dos períodos Monárquico, Republicano e Imperial da história de Roma Antiga falando da: a) da composição social, b) da estrutura do Estado; e c) da Economia de Roma Antiga;



MONARQUIA
REPÚBLICA
IMPÉRIO
Classes Sociais e suas Funções



Estrutura do Estado



Atividades Econômicas





7) Explique o que foram: A) Quais as nações que se enfrentaram nas Guerras Púnicas (246 a.C. à 146 a.C.); B) O que estava sendo disputado?; C) Quem sai vitorioso?; D) Quais as consequências que podem ser observadas para a nação vitoriosa?

8) Quais as conseqüências econômicas, sociais e políticas das guerras de conquista na história de Roma Antiga?

9) Explique a origem do poder dos patrícios?

10) Sobre as lutas entre plebeus e patrícios explique: A) quais foram os motivos? B) Qual a tática usada pelos plebeus? C) Quais as conquistas plebéias?

11) Explique: A) Quem foram os irmãos Graco (séc. II a. C.)? B) Quais as suas propostas de reforma? C) Como os patrícios receberam as reformas?

12) Quais os elementos que possibilitaram a ascensão dos militares no final do período republicano?

13) Explique: A) O que foi o 1º Triunvirato; B) O que foi o 2º Triunvirato? C) Por que os mesmos podem ser classificados como processos que contestaram o poder dos patrícios?

14) Elabore um pequeno texto sobre o governo de Otávio Augusto relacionando: A) o poder acumulado pelo imperador; B) as reformas que implantou; C) a Pax Romana.

15) Por que o cristianismo foi inicialmente perseguido pelo Império Romano?

16) Por que Diocleciano dividiu a administração do Império no período em que governou Roma?

17) Qual a importância dos imperadores Constantino e Teodósio para a edificação do cristianismo no Império Romano?

18) Relacione a crise econômica do Império Romano: A) A crise militar; B) As invasões dos povos germânicos.

19) O que foi a “barbarização” do exército romano e como os mesmos aceleraram o fim do Império Romano?

20) Qual relação podemos estabelecer entre a decadência do poder imperial e a ascensão do cristianimo?

21) Quem foi Odoacro, rei dos hérulos, e qual o seu papel no final do Império Romano?

22) Aponte todos os fatores que levaram o Império Romano do Ocidente ao fim.

Nenhum comentário: