sexta-feira, 24 de agosto de 2012

9º ANO: Feira Cultural

Documento para análise.

Domentário: CONSUMING KIDS - The commercialization of childhood (EUA, 2008, 66min. Direção: Adriana Barbaro, Jeremy Earp)



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QUESTIONÁRIO: Etapa de pesquisa para o trabalho da Feira Cultural (Produzido pelo professor Alek)
 
Documentário: CONSUMING KIDS - The commercialization of childhood (EUA, 2008, 66min. Direção:Adriana Barbaro, Jeremy Earp)

1) O documentário Consuming kids é claramente pontuado por 8 tópicos (capítulos). Quais são eles?

2) A investigação sobre o marketing direcionado para as crianças é feito em qual país?

3) Qual a posição da FTC (Federal Trade Commission) sobre o marketing direcionado para crianças?

4) Qual a posição do Congresso Estadunidense em 1979 em relação a decisão da FTC em promover uma proteção as crianças proibindo o marketing direcionado as mesmas?

5) O Congresso brasileiro já tomou alguma decisão para proteger as crianças da agressividade do marketing?

6) Porque as crianças são uma “fatia” do mercado consumidor com grande visibilidade para o marketing das grandes corporações?

7) Com a desregulamentação do marketing infantil no governo Reagan o que aconteceu com o faturamento das grandes corporações?

8) Qual o lugar da televisão no marketing infantil?

9) Qual é o significado de Placement no documentário Consuming Kids? Podemos elencar algum exemplo parecido no Brasil?

10) Porque a especialista SUSAN LINN diz que: "devemos parar de pensar em marketing infantil como simples comerciais”.

11) Qual o objetivo de uma grande corporação fazer com que uma criança crie uma ficha cadastral na internet para mapeá-la?

12) "Não são apenas produtos que estão sendo ofertados às crianças, mas valores" Quais são os valores, que a especialista SUSAN LINN, está se referindo?

LEIA COM ATENÇÃO
"E as meninas estão sendo ensinadas que elas precisam ser bonitas, sexys, e o que elas compram determinam seu valor e a maneira como elas aparentam determinam seu valor” DIANE LEVIN, Ph.D. Professora de Educação do Wheelock College.

"Com os garotos vemos o mesmo padrão. Enquanto em certo nível, os marketeiros tem focado muito nos meninos pequenos com mensagens adultas, mensagens que os comparam com um homem agressivo, durão e violento. Os meninos hoje estão imersos num mundo completamente diferente (...) Com os meninos vemos o uso de imagens de violência, poder, dominação, já em pouca idade" JULIET SCHOR, Ph.D.; Autora de Born to Bill.

"A quantidade de Violência, na diversão que as crianças jovens estão expostas, é surpreendente. Elas estão recebendo a mensagem que para quando estiverem em situação de conflito, devem lutar com violência, que devem lutar agressivamente para resolver suas diferenças... e (para as crianças) olhar a violência é divertido. É um entretenimento"
Nancy Carlsson-Paige, Professora de Educação da Lesley University.

Tendo em vista os 3 excertos acima e após assistir ao documentário como você tentaria resolver o seguinte questionamento: Você é aquilo que quer ou você é aquilo que querem que você seja?

13) Qual: a) o argumento do documentário; b) e quais são as fontes usadas no documentário para reforçarem tal argumento?

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