Estudo de Meio: Fazenda Nossa Senhora da Conceição

Fonte da imagem: http://www.caltabianomotoclub.com.br/wp-content/uploads/2009/10/DSC_7628.jpg

Estudo de Meio
Imigração

O roteiro proporciona a todos, educandos e educadores, a possibilidade de construírem uma consciência sobre o seu lugar no mundo a partir de uma reflexão sobre a os elementos constitutivos de seu caráter.

Impossível de tal forma, não recairmos no tema da construção de identidades e da carga histórico-cultural que antecede a nossa chegada ao mundo e que nos localiza no espaço tempo com determinadas particularidades. Carga esta que transmitida preserva hábitos, comportamentos, práticas e gestos, entre outros.

Localizar, portanto, a partir da vivência com o espaço e a sociedade, a diversidade da qual somos resultado é uma das habilidades as quais pretendemos aguçar.

No entanto, este roteiro proporciona um diferencial em relação ao outro, cujo tema central também é a imigração. No caso, temos a oportunidade encaminharmos discussão sobre um período de transição de nossa História onde um novo modelo de regime laboral estava sendo implantado em conseqüência da inserção do Brasil dentro de preceitos relativamente liberais.

Noutro sentido, o roteiro permite o encaminhamento de discussão, cujo campo de conhecimento é comum às professoras de Biologia e Geografia, na medida, em que uma parte do roteiro trata justamente da criação de mudas e do plantio dos pés de café.

Conteúdos trabalhados
O escravismo; História da imigração italiana; A expansão do café e sua repercussão na economia do Brasil; As permanências culturais trazidas por outros povos; O regime de colonato.

Roteiro

Fazenda Nossa Senhora da Conceição, Jundiaí.
Senzala dos escravos camponeses; Senzala das Mucamas; Casa Grande; As etapas de produção do café (criação de mudas, plantio do pé, colheita, separação e processamento).

--------------------------------------------------------------------------------
Qualquer interesse na prestação deste tipo de serviço entre em contato.

Comentários